Porque os Ingleses tomam chá e Americanos preferem café…

Um dos costumes mais conhecidos dos ingleses é o tradicional chá das cinco, que veio diretamente da China e se tornou muito popular a partir do século XVII.

O que nem todo mundo sabe é que esta bebida já foi motivo de muita discórdia entre os ingleses e norte-americanos. Antes de ser independente, os Estados Unidos eram formados por 13 colônias subordinadas ao Reino Unido. Vendo que as colônias estavam negociando a compra por meio de contrabandistas e outros fornecedores, enquanto a sua própria Companhia das Indias Orientais definhava, os ingleses resolveram então instaurar o chamado Tea Act, em 1773. Apesar de reduzir o preço do chá, a companhia britânica passava a ter o monopólio da venda do produto nas Colônias.

O ato foi a gota d’água para os colonos, que acreditam que não deviam aceitar mais leis importas por representantes que não tinham sido eleitos por eles. Contrabandistas de chá e antigos revendedores legais que haviam ficado de fora do novo modelo também inflaram os ânimos dos revoltados.

Em 16 de dezembro de 1773 estourou o chamado Boston Tea Party, quando um grupo de patriotas norte-americanos vestidos de índios moicanos invadiram três navios das Companhias Índias Orientais em Boston e jogou os carregamentos de chá  no mar. O ato foi um dos grandes estopins da Guerra da Independência dos Estados Unidos, que começou em 1775.

John Adams (um dos líderes do movimento revolucionário e 2º presidente dos EUA), entre outros revolucionários, começaram a acreditar que beber chá era anti-pratriótico. O café, então, começou a substituir a antiga bebida adorada pelos britânicos, inclusive na famosa mistura com o leite. Café esse que foi se tornar justamente o nosso ouro aqui no Brasil a partir do século seguinte.

Conhece nosso FB? Curta nossa página e veja muitas dicas, novidades…

0 respostas

Deixe uma resposta


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *