Como se dar bem numa entrevista de emprego em inglês?

Você traçou seus objetivos, estudou e se esforçou para alcançar suas metas, e aí finalmente aparece aquela oportunidade tão sonhada na sua carreira. Mas, ainda tem mais um passo: a entrevista.

Com certeza você já passou por algumas entrevistas durante sua trajetória profisssional, só que agora é um pouco diferente.É aquela vaga dos teus sonhos, mas a entrevista é inglês…

Algumas empresas oferecem vagas no exterior, ou até mesmo vagas que exigem um nível avançado – pois seu trabalho terá uma grande demanda de atividades em outro idioma. Entenda, que às vezes algumas vagas exigem nível avançado para o caso de você precisar utilizar seu conhecimento eventualmente, mas estamos falando um emprego em que falar inglês seja vital.

Obviamente que suas qualificações serão observadas e serão levadas em consideração, mas se o idioma fluente for imprescindível para a vaga, não adianta ter isto listado em seu currículo, você terá que comprovar.

Sem dúvidas quando vamos a uma entrevista, ficamos um pouco ansiosos com a possibilidade de conquistar o entrevistador e claro, o emprego. E como fazer tudo isto que já é difícil em português, quem dirá em inglês.

Bom, pra começar você precisa estar bem informado; pesquise em detalhes sobre a empresa – principalmente se ela for de outra nacionalidade – o que ela faz, como ela trabalha, qual são seus ideais, sua conduta de mercado, etc. Assim você pode praticar previamente algumas ideias (concretas e abstratas), tendo a chance de desenvolvê-las melhor e também de pesquisar certas opções de vocabulário mais adequado e que talvez lhe faltem na hora H.

Lembre-se, além de avaliar seu inglês, o entrevistador quer que estas respostas transmitam sua personalidade. Por isto, saiba identificar e destacar as suas qualidades que estão dentro do perfil requisitado.

Outro ponto importante é ter familiaridade do vocabulário específico de sua área de atuação; ler conteúdos relacionados vai te ajudar com esta necessidade e de quebra te manter atualizado.

Evite vícios de linguagens utilizados em conversações mais informais, tenha cuidado ao utilizar gírias, nem todas podem cair bem numa situação como esta, saber ser educado e sutil contam muitos pontos.

Fale com tranquilidade, falar rápido demais além de não causar boa impressão e acaba dificultando a compreensão de sua mensagem e sem dúvidas, capriche na pronúncia, cada palavra dita corretamente é um passo para o sucesso.

Ouça com atenção as perguntas do entrevistador e não tenha medo de pedir para ele repetir a pergunta, para elaborar sua resposta você precisa compreender o que ele está falando; assim evitando de responder algo que não tenha nada a ver, ou de responder de forma muito limitada.

Saiba dosar e discernir quando uma resposta deve ser mais exata, ou quando necessita de um complemento, seu conhecimento do idioma também pode ser notado na utilização de estruturas mais avançadas.

Se o entrevistador for estrangeiro, fale apenas sobre assuntos profissionais, evite “papos furados”, elabore suas oratória de forma efetiva e direta. Também não utilize clichês, ou frases muito engessadas, isto pode causar a impressão que você é um profissional sem diferenciais, seja natural.

Estas são algumas dicas para você se preparar na hora de um entrevista, mas é válido ressaltar que mesmo tendo adquirido um bom nível do idioma, é necessário praticar listening, reading e speaking SEMPRE. Só a prática pode te levar à excelência, você pode encontrar aqui no blog da Advance várias ideias de como melhorar seu desempenho a cada dia.

Uma boa ideia é fazer alguns testes de proficiência de tempos em tempos, pode auxiliar a identificar suas deficiências, e aí é mais fácil trabalhá-las.

Prepare sua melhor roupa, confie na sua capacidade e habilidades. Agora se você tá precisando de uma ajuda para adquirir mais conhecimentos, venha já para Advance, garantimos que aqui vice terá seu último professor.

0 respostas

Deixe um Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *