Boxing Day: o Black Friday britânico

O dia após o Natal é feriado lá na Inglaterra – e é um feriado para se fazer compras!

Já imaginou ter um feriado no dia seguinte ao Natal, em 26 de dezembro? E ter neste dia as melhores promoções do ano? Bom, isso é uma realidade lá no Reino Unido – e que vem se espalhando pelo mundo e chegando ao Brasil, por mais que por aqui não seja, necessariamente, um feriado.

A tradição começou na Terra da Rainha, onde o dia 26 de dezembro é celebrado o Dia de Santo Estêvão, ou, em inglês, Saint Stephen’s Day. Os bancos não abrem nessa data, assim como os serviços públicos.

O nome para a data vem, provavelmente, da década de 1830, quando começou o costume de dar pequenas caixas com presentes em um dia específico na semana após o Natal, com foco nos pequenos serventes, garotos e entregadores. Algo parecido com as nossas caixinhas de Natal. Com o tempo, a entrega desses presentes começou a ficar atrelada com o Saint Stephen’s Day, surgindo aí o termo Boxing Day.

Esse costume de dar caixas de Natal continua até hoje não só no Reino Unido, mas também em diversos países pertencentes ou que pertenceram à Comunidade Britânica, como Canadá, África do Sul, Nova Zelândia, Hong Kong e até na nossa vizinha Guiana.

Ao passar dos anos, essa tradição de presentes pós-Natal e o feriado viraram trunfos para o comércio, que passou a fazer promoções no dia 26 de dezembro para queimar o estoque. Dessa forma, o termo Boxing Day passou a ter uma conotação parecida com a Black Friday para os norte-americanos, se transformando em um grande dia de promoções no Reino Unido, Canadá e em algumas regiões da Austrália. Para muitos negociantes, inclusive, o Boxing Day se tornou o maior dia de vendas em todo o ano.

Apesar de ser no dia seguinte ao Natal, muitos britânicos acordam cedo para aproveitar as promoções e diversas lojas abrem suas portas às 5h da manhã. Há sempre uma grande cobertura por parte da imprensa, por conta das longas filas e da correria que acontece quando as lojas abrem. Por isso, muitos preferem ficar em casa e deixar de lado a correria, fazendo compras via internet.

Como os ingleses adoram futebol tanto quando nós, brasileiros, o Boxing Day também é dia de jogo. Normalmente, a Premier League (1ª Divisão da Inglaterra) e os campeonatos da Irlanda do Norte e Escócia agendam clássicos regionais na data. Partidas importantes de rugby e corridas de cavalo também acontecem na data.

Nos Estados Unidos a data não possui muita força, perdendo em importância para o Black Friday e o Super Saturday (o último sábado antes do Natal), porém tem sido cada vez mais ter empregada nas liquidações pós-Natal, principalmente no comércio eletrônico. No Brasil, com o sucesso da Black Friday, é aguardada uma grande ação conjunta dos e-commerces agora em 2015.

E você, quer sentir o gostinho do que é aproveitar um segundo Natal todo ano? Só não esquece de, antes, dar um gás no seu inglês aqui na Advance. 😉

0 respostas

Deixe uma resposta


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *